A Natura está testando novos canais de venda. Em 2016, ela irá abrir 10 lojas físicas em São Paulo e Rio de Janeiro.

O lucro da Natura em 2015 foi de 513 milhões de reais, queda de 29,9% em relação ao ano anterior. A explicação para o resultado menor é simples: desvalorização do real, aumento dos impostos, e principalmente, concorrência mais acirrada.


Em conferência com analistas, Roberto Lima, presidente da empresa brasileira, disse que o setor de beleza é "um jogo de rouba-monte. Em um mercado que cresce menos, cada um vai tentar roubar a sua parte".


Ele explica que, enquanto o setor tem crescimento, todos os players também avançam. Já em um momento de estagnação ou recessão, o único jeito de crescer é aumentar a participação de mercado, conquistando o espaço da concorrência.

Em 2015, o mercado teve a primeira retração em 23 anos, com perda real de 6%, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

A Natura tem tido dificuldade de manter a sua fatia de mercado. A sua participação na venda direta de itens de beleza e higiene pessoal caiu de 37% para 28% desde 2010.

Mas ela tem uma carta na manga: o crescimento no mercado internacional.

No ano passado, a receita líquida da Natura foi de 7,9 bilhões de reais, crescimento de 6,6%. Esse resultado foi sustentado principalmente pelas receitas na América Latina, que aumentaram 59,7% em relação ao ano anterior, atingindo 1,86 bilhão de reais. Já são 505.000 consultoras na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.

É a primeira vez que as vendas lá fora são tão expressivas para o resultado da companhia de cosméticos. Elas ajudaram até a mitigar a queda nas receitas do Brasil, de 6,6%.

Novas frentes

A Natura está testando novos canais de venda. Em 2016, ela irá abrir 10 lojas físicas em São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa não afirmou quanto pretende investir na entrada no varejo tradicional.

Outro formato que está sendo estudado é a venda de produtos em farmácias. A linha Sou está sendo oferecida em algumas farmácias da rede Raia Drogasil em Campinas, Vinhedo e Valinhos. “Tivemos um bom período de testes e queremos aumentar as regiões atendidas”, disse Lima. Segundo ele, as vendas nas farmácias não alteraram os números das consultoras na região.


fonte:Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados e posteriormente publicado.