Veja 10 questões (pegadinhas) feitas por Psicólogo em entrevista de trabalho. Parte-01

1- O que você pensa do seu chefe atual? 

O objetivo aqui é avaliar como você encara a autoridade e hierarquia, por isso, tome cuidado. Seja claro e breve: tenho muito respeito por meu chefe, com ele aprendi muito - cite fatos concretos. Caso você tenha tido mal entendidos com seu chefe, explique claramente as circunstâncias em que isso aconteceu, sem fazer juízo de valor e evitando opiniões pessoais. Jamais o acuse de incompetente.





2- Qual a maior dificuldade de seu emprego atual? 
Esta é uma pergunta delicada. Diga que você não tem grandes dificuldades, mas dê exemplos de dificuldades que estão além de seu controle e pelas quais você não pode ser responsabilizado: o mercado de automóveis está em queda e isso torna nossa política de marketing mais estratégica e difícil. Aproveite a oportunidade para, se for o caso, ressaltar competências suas. Mostre que você sabe tomar iniciativas.



3- Por que você gostaria de mudar de emprego? 
O interlocutor quer saber se você está sendo expulso do emprego anterior ou se foi você que decidiu mudar. Sua resposta tem de ser curta e objetiva: diga, por exemplo, que gostaria de evoluir na carreira para assumir mais responsabilidades, o que não é possível no emprego anterior.



4- Por que você não está satisfeito com seu emprego atual? 
Duas regras: nunca critique o chefe (ou ex-chefe) e jamais faça papel de vítima. Por outro lado, não tente apresentar uma imagem falsa da sua situação justamente num momento em que está prestes a mudar de emprego.



5- Qual a maior dificuldade da sua carreira? 
O entrevistador quer julgar seu conceito de dificuldade, em outras palavras, quer saber como você lida com os problemas Você sabe tomar decisões? Consegue trabalhar sob pressão? Cite um exemplo de situação difícil, preferencialmente que não tenha sido causada por você. Explique como você administrou a crise, comente suas opções e justifique suas escolhas, ressaltando seu aspecto positivo. Você pode também mencionar a decisão de demitir membros da sua equipe, que é sempre difícil.




6- Que qualidades são necessárias para este cargo? 
O interlocutor possivelmente quer saber se você compartilha a mesma opinião sobre qualidades e conhecimentos técnicos exigidos pela empresa, ou se tem visão de conjunto e sabe avaliar bem uma situação. Se você conhece bem sua profissão, a pergunta não vai lhe causar dificuldades, principalmente se você estiver preparado para a entrevista.



7- Qual sua carga de trabalho? Como você administra seu tempo? 
O objetivo das duas perguntas é avaliar como você organiza o volume de trabalho durante o expediente, se lida bem com pressão, se sabe priorizar suas atividades, se sabe delegar. Evite se queixar de uma eventual carga de trabalho excessiva.



8- O que lhe dá mais motivação? 
Aqui o entrevistador (recrutador) quer analisar quais são os fatores que mais despertam sua motivação. Tente adaptar suas motivações às necessidades do novo emprego e passe uma imagem positiva de seu trabalho atual, mas sem exageros. Não esqueça que você quer mudar de emprego!



9- O que mais o desmotiva? 
Cuidado com esta pergunta: dê uma resposta vaga, pois o excesso de detalhes pode chamar atenção para eventuais pontos fracos. Mencione inconvenientes gerais da empresa ou questões de conjuntura envolvendo o mercado, a cidade, o país, etc. Você pode dizer, por exemplo: numa empresa grande, a tomada de decisões pode levar muito tempo e causa frustração -- ou -- numa empresa pequena, muitas vezes não existem os recursos necessários para uma evolução rápida. Responda com uma expressão tranquila.



10- Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe? 
Seria bastante prejudicial dar uma resposta sem conhecer suficientemente o emprego em questão. Daí a importância de fazer várias perguntas durante a entrevista. Nesse caso, você pode dizer: eu me adapto a todas as circunstâncias. Às vezes, gosto de ficar sozinho para refletir, mas em geral me sinto bem na companhia dos outros. Aliás, em meu atual emprego (complete dando um exemplo).





Logo postaremos mais dez perguntas, que aparentemente não são tão incisivas, mas, que no fundo revela muito mais do que gostaríamos ou  imaginamos, tudo isso dependendo somente da nossa resposta. 






Um comentário:

Os comentários serão moderados e posteriormente publicado.