A Natura inaugurou 26/04/2016 sua primeira loja física no Brasil, como parte da estratégia de ingressar no varejo tradicional. O espaço de 68 metros quadrados fica no shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo.Segundo a fabricante brasileira, a loja nasceu com vocação para "gerar experimentação" dos clientes. O objetivo é expor produtos selecionados para que eles conheçam a marca não mais apenas pelos catálogos vendidos porta a porta por suas consultoras.
A estratégia acontece em meio ao avanço de outras marcas no mercado de venda diretas e a resistência de parte do público ao modelo de compra por catálogo. A transformação da Natura em uma empresa multicanal era uma cobrança do mercado, mas a Natura sempre evitou criar conflitos com a sua rede de mais de 1,3 milhão de consultoras no país.
O projeto foi idealizado em novembro de 2015, com a construção de dois protótipos de loja na sede da Natura, em Cajamar, no interior paulista. “Alguém que comprou na loja hoje pode comprar com uma consultora em outra ocasião”, afirmou em comunicado enviado à imprensa o presidente da Natura, Roberto Lima.
A estratégia acontece em meio ao avanço de outras marcas no mercado de venda diretas e a resistência de parte do público ao modelo de compra por catálogo. A transformação da Natura em uma empresa multicanal era uma cobrança do mercado, mas a Natura sempre evitou criar conflitos com a sua rede de mais de 1,3 milhão de consultoras no país.
O projeto foi idealizado em novembro de 2015, com a construção de dois protótipos de loja na sede da Natura, em Cajamar, no interior paulista. “Alguém que comprou na loja hoje pode comprar com uma consultora em outra ocasião”, afirmou em comunicado enviado à imprensa o presidente da Natura, Roberto Lima.
O espaço conta com duas mesas centrais equipadas com espelhos, provadores de perfumes e pia, para que os clientes possam provar os produtos da marca à vontade. O projeto escolhido foi criado pelo escritório de arquitetura Santa Irreverência, de Niterói (RJ), e a comunicação visual ficou a cargo da agência de visual merchandising Vimer.
Novas lojas
A Natura não informou o número de aberturas previstas para 2016. Em relatório a clientes no ano passado, o BTG Pactual projetou a abertura de 10 lojas este ano, a partir de abril, com investimento de R$ 3 milhões por unidade.
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