07 Dicas para jovens profissionais ganharem respeito no trabalho



Situações complicadas no ambiente de trabalho fazem parte da carreira de todos nós. Mas no início, com menos experiência, pode ser difícil saber como resolvê-las. Perguntas como “Quando e como pedir um aumento?” e “Devo confrontar um colega que está sempre me menosprezando?” são comuns e, para muitos, difíceis de responder.

Saber como se comportar em diferentes cenários pode favorecer ou prejudicar a forma como seus colegas de trabalho e seus superiores o enxergam, o que pode influenciar no seu salário ou numa eventual promoção. Para ajudá-lo a lidar com alguns dos dilemas mais comuns da vida profissional dos jovens, veja 07 dicas a respeito do que fazer para ser levado a sério no trabalho.

01 Devo dizer a meus colegas de trabalho o quão jovem eu sou? Eu acho que isso pode me ajudar em algumas coisas mas me prejudicar em outras.

Você nunca deve dizer a seus colegas quantos anos tem - a não ser que eles perguntem. A razão é porque o que importa não é a sua idade, e sim os resultados que você entrega. É isso que vai fazer a empresa avançar e você ser recompensado.


02 Quando você é contratado no seu primeiro emprego, você tem alguma abertura para negociar seu salário?

No seu primeiro emprego você deve começar a construir um estudo de caso explicando por que você deve ganhar mais e receber uma promoção. Um funcionário novo leva cerca de seis meses para se tornar totalmente funcional e começar a provar o seu valor para a empresa. Documente tudo, especialmente os resultados que você traz para a organização. Seja aumentando receitas ou reduzindo custos, você pode provar o seu valor e com o passar do tempo isso irá ajudá-lo a ganhar aumentos e promoções. Se você não documentar nada e apenas pedir aumentos casuais sem justificativa, esqueça. Não vai dar certo.



03 Qual é o horário adequado para sair do escritório quando o trabalho do dia já foi finalizado?

Se você tem um tempo extra antes do fim do expediente, encontre outras pessoas no escritório que precisam de ajuda e ofereça-se para ajudar. Assim, você está realizando mais do que é esperado, está fazendo novos contatos, formando relacionamentos mais fortes e criando mais valor para si mesmo, o que será importante a longo prazo.

04 Eu detesto quando colegas me chamam de “Querida” ou “Amor” ou qualquer apelido. Isso me deixa furiosa. Como fazer com que as pessoas parem?


Use a abordagem direta. Você deve falar de forma privada, nunca na frente de um grupo, e dizer à pessoa que ela está prejudicando a sua produtividade e o seu relacionamento de trabalho. Eles podem nem perceber que estão fazendo isso e que este hábito está incomodando. Se você não pedir que eles parem e eles continuarem usando estes nomes para se referir a você, a culpa é sua.

05 Se estão fazendo piadas a respeito do quão jovem eu sou, como me defendo sem parecer arrogante?

Se você sofre discriminação por causa da sua idade, a melhor estratégia é provar que seus colegas de trabalho estão errados. Eles podem tentar classificá-lo usando estereótipos gerais de que jovens são preguiçosos e narcisistas, mas esqueça isso. Seja um bom colega agregando valor, facilitando a vida deles ao assumir tarefas que ninguém quer fazer. E se isso não funcionar, chame seu colega discretamente e faça-o entender como você se sente e como a situação está prejudicando a sua produtividade e afetando o seu desempenho no trabalho. Se isso também não funcionar, você pode falar com o seu superior.

06 Eu quero aprimorar minhas habilidades e quero pedir para fazer treinamentos, mas tenho medo de que pensem que não sei nada. Como posso lidar com isso?

Você é responsável pelo seu próprio aprendizado. Há diversos recursos gratuitos ou de baixo custo, em sites, que você pode usar para melhorar sua educação. Você também deve ser proativo no ambiente de trabalho e tentar fazer com que seu superior patrocine uma aula ou outra, conferências e seminários, pois muitas empresas oferecem isso. Não tenha medo de pedir ajuda no trabalho pois você nunca parecerá burro se mostrar que quer aprender e melhorar. Isso só o tornará mais útil para a empresa, ajudando a acrescentar mais valor aos resultados da organização.

07 Por que ninguém me dá feedback? Como posso pedir feedback e com que frequência?

O feedback é essencial no ambiente de trabalho se você quer se tornar melhor no que faz. Você precisa pedi-lo consistentemente: depois de reuniões, análises e projetos que apresentar. Ao acumular feedback você deve sempre aprender com a crítica e não cometer o mesmo erro duas vezes. É assim que você irá trabalhar intensamente para chegar ao topo de uma organização. Se o seu superior se cansar dos seus pedidos, ele não é um bom superior. Lembre-se: quanto mais você melhorar, mais fácil você tornará a vida daqueles que trabalham com você, e parte do trabalho do seu superior é ajudá-lo a melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados e posteriormente publicado.