Quando mudar não é questão de escolha e sim, questão de sobrevivência

Uma marca nasce com um belo nome. E ele parece perfeito.

Mas as décadas passam. As pessoas mudam, o mundo muda. De repente, aquele nome tão ajustado ganha um novo significado terrível ou totalmente fora de seu tempo. É preciso mudar - e rápido.

Ser obrigado a mudar nome, identidade visual e personalidade é um passo drástico e complicado para qualquer marca e empresa. Em geral, as companhias são aconselhadas a evitarem ao máximo essas mudanças.

Uma pesquisa britânica da MillwardBrown descobriu que marcas que mudam seus nomes devem esperar por uma queda imediata nas vendas, entre 5% e 20% certamente. Somente com o tempo a nova identidade pode se fortalecer e entrar na mente das pessoas.


AydsMarca: Ayds

O que aconteceu: A marca americana de doces dietéticos tinha um nome comum até 1981, quando a Aids foi descoberta. Eles não se importaram muito com o fato até 1987, quando a epidemia já era gritante e o nome Aids já era mundialmente famoso - e odiado. A empresa mudou o nome da marca para Diet Ayds, mas não adiantou muito coisa. O doce acabou desaparecendo do mercado.






isisMarca: ISIS

O que aconteceu: A marca belga de chocolate se chamava, originalmente, Italo Suisse. Em 2013, decidiu mudar de nome e escolheu o aparentemente inocente ISIS. A festa durou pouco. Em 2014, o grupo terrorista ISIS (Estado Islâmico) emergiu, se tornou mundialmente famoso e foi impossível de manter o nome. Da ideia original, só sobrou a coroa: a marca mudou para Libeert.




Hot


Marca: Hot Mama

O que aconteceu: A marca de roupas Hot Mama foi fundada em Minnesota por um casal e logo se tornou uma cadeia com 48 lojas. Mas os donos sempre enfrentaram problemas: os clientes achavam que era uma loja voltada para a maternidade. E mais: muita gente maliciosa ligava o nome da loja à pornografia (basta pesquisar "Hot Mama" no Google para entender a confusão). A marca acabou mudando para Evereve.









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