Antidepressivo, proteção contra AVC : Veja essas e outras características da banana

Uma das frutas mais populares do mundo, a banana tem mil e uma utilidades. Além de fazer bem ao coração, a fruta já se mostrou eficiente em processos para descontaminação de água e outros fins. Veja algumas das descobertas que a ciência já fez sobre este dourado alimento.

Anti-inflamatório 

De acordo com a FAO (sigla em inglês para Organização da Comida e da Agricultura), a banana é uma fruta rica nas vitaminas C e B6. Elas são responsáveis por prevenir infecções e manter a pele saudável, respectivamente.


Antidepressivo

Você está triste? Que tal comer uma banana? Essa fruta é rica em triptofano, substância que ajuda o cérebro a regular seus níveis de serotonina. Entre outras áreas, a serotonina afeta o humor. Essa combinação de fatores dá à banana um efeito antidepressivo. Cientistas do Instituto de Pesquisa de Alimentação e Nutrição das Filipinas foram os descobridores dessa característica da fruta.





Protege contra AVC (acidente vascular cerebral)

Comer três bananas todo dia reduz em até 21% o risco de uma pessoa ter um AVC (acidente vascular cerebral). A descoberta de universidades europeias foi divulgada em 2011 na publicação científica Journal of the American College of Cardiology.

De acordo com os pesquisadores, o fenômeno se deve a alta concentração de potássio da banana. Essa substância evita a formação de coágulos no sangue e, consequentemente, o risco da pessoa ter um AVC.

Usada no combate a AIDS

A banana é uma fruta rica em lectina BanLEc. De acordo com um artigo publicado no Journal of Biological Chemistry, essa proteína é capaz de bloquear a ação do vírus HIV antes que ele possa se fixar nas células sanguíneas.

Essa característica chamou a atenção dos cientistas, que tentam agora desenvolver um gel à base da proteína para evitar a transmissão do vírus da AIDS durante relações sexuais.

Protege o Instestino

As fibras da banana evitam que bactéria como E. coli se fixem nas paredes do intestino humano. A descoberta é de cientistas da universidade inglesa de Liverpool. A presença da E. coli no intestino humano causa diarreia e outros efeitos colaterais.

Produção de Macarrão sem Glúten

Em sua tese de pós-graduação apresentada na Universidade de Brasília, a cientista Renata Zandonadi apresentou os resultados de suas pesquisas com a massa de banana verde. Geralmente dispensado pelo baixo valor comercial, esse tipo de banana pode ser usado na produção de macarrão sem glúten.

Em seus experimentos, Renata conseguiu obter um macarrão com mais proteína a partir dessa matéria-prima. Além disso, o macarrão de massa de banana verde apresenou níveis de gordura 98% menores do que os apresentados pelo macarrão comum.

Produção de plástico 

Cientistas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) desenvolveram uma técnica que permite obter material plástico a partir da fibra da banana - entre outras fontes. Segundo os pesquisadores da Unesp, o produto final da técnica é 30 vezes mais leve e quatro vezes mais resistente que o plástico comum. No futuro, eles acreditam que esse material poderá ser usado na fabricação de peças pela indústria automobilística.

Descontaminação da água

Você sabia que a casca da banana pode ser usada para despoluir águas contaminadas por agrotóxicos? A descoberta é de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Para obter esse resultado, eles secaram e trituraram cascas de banana. Depois, misturaram o pó resultante com água poluída por pesticidas e aguardaram 40 minutos. Após esse período, os cientistas verificaram que o pó havia absorvido cerca de 90% dos agrotóxicos que estavam diluídos na água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados e posteriormente publicado.