Veja como vender mais e evitando 05 erros mais comuns e como deixar de ser um Vendedor para ser um Consultor de Vendas

Ênio Klein, professor da área de Gestão de Vendas da Business School São Paulo (BSP), acredita que a atualização é essencial. “O grande problema é a formação. A maioria coloca um vendedor que não está preparado para atender e ele é cobrado por volume de vendas. Como vai obter o melhor resultado?”, questiona Klein. Veja os piores erros e o que fazer para escapar destes problemas.
1. Pare de empurrar produtos
Empurrar produtos está entre os erros mais antigos dos empreendedores. “É tentar vender algo que o cliente não precisa, sem tentar entender porque ele está ali. O cliente se incomoda quando o vendedor tenta vender algo que ele não precisa”, explica Klein. O consumidor costuma criar uma resistência a estabelecimentos que usam essa prática.
Tentar empurrar produtos para conseguir uma “ajuda” do cliente também pode ser uma armadilha. “Não peça uma ‘ajudinha’ para o cliente fechar, dizendo que precisa bater sua meta”, diz Ortega. 
2. Respeite o espaço do cliente
Além de preconceituoso, julgar o cliente pela aparência pode causar um enorme prejuízo, assim como tratar mal um cliente que está apenas olhando ou conhecendo a loja. “Julgar que o cliente não pode comprar pela aparência ou modo como fala e não saber criar empatia ajustando seu comportamento ao do seu interlocutor são erros graves”, diz Ortega.
Oriente sua equipe a não ter um comportamento agressivo ou pegajoso demais com os consumidores.
3. Conheça seu portfólio
Um erro fatal pode ser evitado com uma ação simples. Dê pequenos treinamentos para que os vendedores conheçam todos os produtos disponíveis e suas especificações. “Tentar vender sem conhecer a aplicação daquilo é um problema. O consumidor é bem informado, ele tem um monte de informação sobre o que veio comprar”, indica Klein.
O vendedor, por outro lado, não tem que saber tudo. “Ninguém espera isso. No entanto, eles devem se posicionar como um agente facilitador e esclarecedor que busca a informação necessária rapidamente”, ensina Ortega.
 4. Escute mais do que fala
Falar demais assusta o cliente. Além de dificultar o processo de compreensão da necessidade do consumidor, falar muito mais do que escutar também causa uma má impressão. “A falta de vontade em ouvir o que o cliente está falando, no fim das contas, faz o vendedor tentar empurrar qualquer produto”, indica Klein.
Treinamentos de como agir com o cliente também são bem vindos. “Muitos vendedores falam de si, do produto, da empresa e por último de algo que interessa ao cliente. E quando fazem perguntas, não ouvem e entendem as respostas, por que já ficam pensando na próxima pergunta”, diz Ortega.
5. Controle a ansiedade
A ansiedade em bater metas pode atrapalhar o desempenho do vendedor. “Ansiedade demais atrapalha e provoca precipitação”, diz Ortega. Tente controlar a ansiedade dos vendedores gerando um ambiente agradável de trabalho, com metas possíveis.


Investir em formação de Consultores de Vendas ao invés de Vendedores é um grande passo para sucesso no empreendimento. Veja as diferenças entre um e o outro.
Há uma grande diferença entre atender demanda (vendedor) e compreender a real necessidade (consultor): a primeira consiste em vender aquilo que o cliente sabe o que quer, como no caso de um produto específico. A segunda é auxiliar o cliente a entender a sua real demanda e oferecer soluções adequadas para as suas necessidades.
Tornar-se um consultor de vendas exige esforço e mudança na forma de enxergar o seu negócio. O consultor é um especialista, o vendedor é um atendimento; o consultor fornece solução, o vendedor fecha pedido; o consultor é influente e sua opinião tem um grande peso; o vendedor “empurra” o seu produto e sua opinião não tem o peso que deveria ter.

A grande satisfação do consultor não é somente fechar mais  uma venda, e sim  construir com o seu cliente  uma relação de confiança, indicando solução ideal para a sua necessidade. Estabelecendo esta relação, é certo que virão novas vendas, provenientes das indicações a amigos e familiares. 

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