Veja mais 10 questões (pegadinhas) feitas por Psicólogo em entrevista de trabalho. Parte-02

11- Qual é seu conceito de cooperação? 
A pergunta é propositadamente aberta para testar seu senso de trabalho em equipe.









12- Descreva um projeto que exigiu muita dedicação de sua parte. 
O objetivo desta pergunta é avaliar seu grau de motivação e sua força de vontade. As empresas preferem funcionários menos talentosos que nunca desanimam ao invés de grandes talentos que logo perdem o fôlego.



13- Você se considera mais uma pessoa de ação ou reflexão? 
Esta é uma pergunta difícil. A direção que você der à resposta dependerá de vários fatores: de você, isto é, da sua personalidade; das qualidades necessárias ao cargo: ação, reflexão ou os dois; e das características do próximo cargo que quer ocupar: executivo, funcional, vendas, analista, etc. Mesmo que você tenha uma preferência clara, por exemplo, por trabalhar no setor de vendas, diga que você é uma pessoa de ação (pois é isso que o interlocutor que ouvir), mas use argumentos, cite exemplos de atitudes bem-sucedidas e mostre que você também sabe refletir. É claro, ressalte que você mergulha de cabeça numa situação sem avaliar os prós e os contras. Termine dizendo que o hábito de refletir bem antes nunca atrapalha ou retarda suas ações.



14- O que o deixa irritado? Que situações você não suporta? 
Responda algo como sempre tento agir com calma e sangue frio, sem me deixar levar pelos impulsos. Mas, para responder à sua pergunta, confesso que não gosto muito de pessoas teimosas e inflexíveis. Mais uma vez, aproveite para passar a imagem de um profissional dinâmico e de mente aberta.







15- Você está satisfeito com o rumo da sua carreira? 
Seja positivo a respeito dos resultados, mas deixe claro para o entrevistador que você tem potencial para progredir e muito mais para aprender. -- Acho que progredi bastante. (com comparação com meus colegas de faculdade). Com a experiência e os conhecimentos que adquiri, acho que poderei contribuir para com a (dinamizar) sua empresa --.



16- Pode me dar um exemplo de sua (seu espírito de) iniciativa? 
Se não encontrar nenhum exemplo, diga que justamente você estava esperando por esse tipo de oportunidade.



17- Você tem dificuldade para cumprir ordens? 
Se você costuma se revoltar quando recebe instruções ou críticas, você não vai ficar muito tempo no emprego. Hoje as empresas procuram pessoas flexíveis e adaptáveis. Insista sobre essas duas qualidades. Se elas não forem partes de sua personalidade, tente mudar seu ponto de vista.



18- Conte-me um fracasso na sua carreira. 
Procure um episódio verdadeiro, porém que não comprometa suas competências atuais. Por exemplo: uma atitude equivocada para com um subordinado, no início da sua carreira como gestor, se isso foi há um bom tempo. Não esqueça de realçar o que aprendeu com essa experiência.



19- Qual o seu estilo de liderança? 
Realce aspectos como transparência; facilidade para lidar com as diferenças individuais, aproveitando o talento de cada um para o alcance dos resultados; seu papel como coach (dê exemplo de pessoas que progrediram na carreira e para os quais a sua orientação foi importante). Procure equilibrar o foco em resultados e o respeito pelas pessoas. Aspectos como saber delegar, incentivar a participação, conseguir o comprometimento das pessoas e fazer follow up são muito importantes.



20- Por que você saiu do seu último emprego? 
Jamais fale mal da empresa ou dos seus gestores. Frases como “o novo diretor não entendia nada do negócio e abortou o meu projeto” são fatais. Procure recolocar a questão, atribuindo a mudanças de estratégia, revisão de prioridades, mudança nas políticas e – por conseqüência – a falta de perspectivas de crescimento no novo contexto. Reestruturações têm acontecido com freqüência e são bem aceitas. Se você ocupava uma posição estratégica, justifique bem porque foi “pego de surpresa”, se for o caso, para não denotar que tem dificuldades para ler contextos e antecipar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados e posteriormente publicado.